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Oficina de Práticas de Venda

 

 

A Oficina se destina aos responsáveis pelas vendas e aos assessores dos empreendimentos. Simula situações reais da comercialização, promovendo contato direto com os compradores e estimula a cooperação e o intercâmbio entre os seus participantes.

 

A Oficina explora também uma gama variada de cuidados e situações que devem ser analisadas durante a preparação de uma venda. São questões ligadas à negociação (comparar preços oferecidos por compradores de praças diferentes), ligadas ao produto (a importância dos cuidados com a apresentação dos produtos – as exigências do mercado), ligadas à atitude do vendedor (apresentação pessoal, argumentação, etc.) e ao comprador (levantamento de informações e precaução com os riscos de “calote”, etc.).

 

Aborda aspectos práticos necessários ao bom desempenho da venda nos diversos processos de comercialização, estimula o fortalecimento da autonomia e do espírito de iniciativa dos integrantes dos empreendimentos associativos, contribuindo para a superação das tradicionais relações de subordinação econômica e social dos produtores frente ao mercado.

 

Ao exercício da simulação de vendas é dada atenção especial. Essas situações são cridas pelos próprios participantes e são feitas, uma ou mais, encenações de venda e compra, sob o olhar dos demais. Durante a oficina intercalam-se apresentações do monitor com discussões em plenária ou em grupos. Ao fim, estabelece-se um processo amplo de comentários e debate.  

 

Público:

Encarregados comerciais dos empreendimentos, técnicos de ONGs, técnicos de instituições de microcrédito, técnicos de órgãos governamentais, professores e integrantes de programas de ensino e pesquisa que atuam no campo da economia dos setores populares.

Objetivos:

 

Capacitar os assessores e encarregados de vendas dos empreendimentos econômicos dos Setores Populares, incentivando a adoção de práticas mais eficazes e seguras no processo de comercialização.

 

Conteúdo programático

  • Formação de preço de venda. Exercícios práticos

  • Análise de preços alternativos e exercícios

  • Administração comercial.

  • Fases de uma venda, estoques, amostras, relação com a concorrência, perfil de um vendedor, pedido, nota fiscal e exercícios práticos.

  • Rótulos, embalagens e marca.

  • Administração de estoques

  • Apuração de resultado – um método simplificado

  • Segurança: Cheques - tipos, validade, devolução.

  • Segurança: Cadastro e pesquisa de mercado.

  • Simulação de vendas: exercícios práticos de compra e venda de produtos, com comentários e análise dos companheiros.

  • Discussão sobre a composição de uma cadeia de mercado

  • Discussão sobre a distinção entre Economia de Mercado e Capitalismo

Recursos Pegagógicos e Didáticos

  • Gestão partilhada do processo formativo.

  • Referência permanente às práticas dos participantes e dos grupos que acompanham.

  • Diferentes recursos de acesso aos conteúdos: exposição, textos, trabalho em grupos, exercícios práticos com contas, debates em plenária, e o uso de outras linguagens de comunicação e expressão.

  • Caderno de Textos e de Exercícios especificamente editados para cada um dos módulos.

  • Acompanhamento individualizado na execução do trabalho de campo.

Carga horária

40 horas distribuídas ao longo de uma semana.

 

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