Oficina de Práticas de Venda
A Oficina se destina aos responsáveis pelas vendas e aos assessores dos empreendimentos. Simula situações reais da comercialização, promovendo contato direto com os compradores e estimula a cooperação e o intercâmbio entre os seus participantes.
A Oficina explora também uma gama variada de cuidados e situações que devem ser analisadas durante a preparação de uma venda. São questões ligadas à negociação (comparar preços oferecidos por compradores de praças diferentes), ligadas ao produto (a importância dos cuidados com a apresentação dos produtos – as exigências do mercado), ligadas à atitude do vendedor (apresentação pessoal, argumentação, etc.) e ao comprador (levantamento de informações e precaução com os riscos de “calote”, etc.).
Aborda aspectos práticos necessários ao bom desempenho da venda nos diversos processos de comercialização, estimula o fortalecimento da autonomia e do espírito de iniciativa dos integrantes dos empreendimentos associativos, contribuindo para a superação das tradicionais relações de subordinação econômica e social dos produtores frente ao mercado.
Ao exercício da simulação de vendas é dada atenção especial. Essas situações são cridas pelos próprios participantes e são feitas, uma ou mais, encenações de venda e compra, sob o olhar dos demais. Durante a oficina intercalam-se apresentações do monitor com discussões em plenária ou em grupos. Ao fim, estabelece-se um processo amplo de comentários e debate.
Público:
Encarregados comerciais dos empreendimentos, técnicos de ONGs, técnicos de instituições de microcrédito, técnicos de órgãos governamentais, professores e integrantes de programas de ensino e pesquisa que atuam no campo da economia dos setores populares.
Objetivos:
Capacitar os assessores e encarregados de vendas dos empreendimentos econômicos dos Setores Populares, incentivando a adoção de práticas mais eficazes e seguras no processo de comercialização.
Conteúdo programático
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Formação de preço de venda. Exercícios práticos
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Análise de preços alternativos e exercícios
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Administração comercial.
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Fases de uma venda, estoques, amostras, relação com a concorrência, perfil de um vendedor, pedido, nota fiscal e exercícios práticos.
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Rótulos, embalagens e marca.
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Administração de estoques
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Apuração de resultado – um método simplificado
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Segurança: Cheques - tipos, validade, devolução.
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Segurança: Cadastro e pesquisa de mercado.
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Simulação de vendas: exercícios práticos de compra e venda de produtos, com comentários e análise dos companheiros.
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Discussão sobre a composição de uma cadeia de mercado
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Discussão sobre a distinção entre Economia de Mercado e Capitalismo
Recursos Pegagógicos e Didáticos
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Gestão partilhada do processo formativo.
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Referência permanente às práticas dos participantes e dos grupos que acompanham.
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Diferentes recursos de acesso aos conteúdos: exposição, textos, trabalho em grupos, exercícios práticos com contas, debates em plenária, e o uso de outras linguagens de comunicação e expressão.
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Caderno de Textos e de Exercícios especificamente editados para cada um dos módulos.
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Acompanhamento individualizado na execução do trabalho de campo.
Carga horária
40 horas distribuídas ao longo de uma semana.