top of page
Search
  • Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

Novo Plano de Trabalho da CAPINA é apresentado e discutido na Assembleia de Sócios.


No dia 09 de dezembro, a equipe da CAPINA se reuniu com os(as) sócias(os) para a realização da Assembleia Geral, ocorrida na sede social do CEDAC – Centro de Ação Comunitária na cidade do Rio de Janeiro.

Além da apresentação e aprovação das contas do exercício, foi proposta e aceita admissão de associados(as) no quadro social, foi eleita uma nova diretoria/conselho fiscal e indicada Terezinha Pimenta para ocupar o cargo de secretária executiva da CAPINA. Expusemos e discutimos parte do nosso novo Plano de Trabalho que será desenvolvido nos próximos três anos.

Ao longo dos 27 anos trabalhando com e para os Empreendimento Econômicas Populares (EEPs) de trabalhadores(as) rurais e urbanos(as), a CAPINA tem testemunhado inúmeros avanços e, sobretudo, identificado desafios para a construção da sustentabilidade dessa economia.

Nesse sentido, em nosso novo projeto reafirmamos o compromisso com esse setor, continuaremos a realizar cursos de formação e a desenvolver tecnologias que contribuam para a eficiência da gestão dessas iniciativas. Todavia, agora, compreendemos as mulheres, os jovens e as populações quilombolas como atores sociais estratégicos dessa ação, visto que apresentam fragilidades específicas em suas organizações produtivas, ao mesmo tempo, que constituem parte significativa dessa economia.

Para isso, a CAPINA pretende investir no desenvolvimento de tecnologias, formação e acompanhamento à distância, contribuir para que as informações sobre esse setor da economia circulem e tenham visibilidade. De maneira geral, nosso foco se mantém, na construção da sustentabilidade da ESP, mas, a partir desse momento, articulado a promoção da equidade de gênero e igualdades de direitos – proposta que foi muito bem avaliada por todos(as) sócios(as) presentes.

Um momento especial ocorreu quando nosso companheiro Xico Lara, em nome da CAPINA, prestou uma bonita e justa homenagem a Vito Giannotti, recentemente falecido.

Vito Giannotti foi um homem da nossa geração que viveu uma utopia grande, que é o socialismo, de forma cotidiana e coerente. No Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), desenvolveu um respeitável projeto de comunicação popular. Em sua despedida encontramos intelectuais, militantes, pessoas de diferentes organizações e partidos políticos, notadamente foi e é uma referência para nossa esquerda. Sem dúvidas, somos muito felizes por tê-lo encontrado nessa vida.

Complementando, a CAPINA presenteou todos(as) com a Agenda 2016 do NPC, que resgata o nome dos(as) lutadores(as) do Povo Brasileiro, inclusive o do nosso querido Vito Giannotti.

Agradecemos enormemente aos(as) sócios(as) e demais presentes à Assembleia, assim como, a aqueles(as) que contribuíram com a realização desse momento e dos nossos trabalhos.


0 views0 comments
bottom of page