"Com chuva, com vento, não para o movimento!
Com sol, calor, não para o catador!"
Foi neste "ritmo" - de luta - que realizamos, dias 08 e 09 de setembro, o I módulo da "Formação com as(os) catadoras(es) da Rede Cata PB: Construindo a Sustentabilidade dos Empreendimentos Populares" na cidade de Campina Grande - Paraíba.
A atividade foi construída por mais de 40 pessoas, entre estas e em maioria, catadoras(es) de 16 associações/cooperativas das regiões do sertão, agreste e zona da mata da Paraíba.
Assim como, algumas/alguns e assessoras(es) técnicas(os) - projeto Ações Integradas, Cata Forte, Centrac e governo estadual - e Capina.
Este foi o primeiro módulo da Formação e um momento muito importante para discutirmos um pouquinho sobre a sustentabilidade das organizações da economia popular que trabalham com resíduos sólidos no território.
Para isso, construímos uma linha do tempo sobre as principais lutas e conquistas dos últimos anos das organizações de catadoras(es) na PB e, com assessoramento de Walquíria (contratada pelo Centrac), foi trabalhado algumas ferramentas contábeis que utilizamos e que são importantes para gestão dos empreendimentos!!!
A Capina agradece a todas(os) e até o próximo encontro que será na cidade de João Pessoa dias 03 a 05 de novembro, onde trabalharemos com algumas ferramentas da viabilidade econômica.
Este Projeto é uma parceria da Capina com as Redes "Cata PB" e "Lixo e Cidadania" da PB, financiado pelo Fundo Ecumênico Nacional de Solidariedade - FES 2016.