Nos dias 11 a 13 de novembro a CAPINA realizou o 4° módulo da “Formação de Formadores: um diálogo entre técnicos(as) que atuam no campo da Economia dos Setores Populares (ESP)”, com o tema: os desafios para a sustentabilidade das iniciativas econômicas populares.
Refletir sobre a “sustentabilidade” das diversas iniciativas presentes no curso - no contexto político, social e econômico extremamente complexo que estamos vivendo - evidenciou uma necessidade dos empreendimentos e de nós, assessoras(es) e educadoras(es), de “parar/abrir espaço/criar intervalos” para olhar, conhecer melhor e indagar sobre o trabalho desenvolvido.
Esta pausa, que não significa inercia, possui uma capacidade de atualizar nossa ação traçando estratégias de resistência e incidência sobre as condições que geram desigualdades e deterioração da vida e do trabalho.
Uma coisa está dada, não é mais possível fazermos “mais do mesmo”!
Este 4° módulo marcou o encerramento das atividades presenciais da Formação, mas a distância iremos continuar em diálogo com as(os) assessores(as) para o desenvolvimento dos trabalhos de campo – uma possibilidade de colocar em prática junto aos empreendimentos as ferramentas e conteúdos trabalhadas no curso.
A Formação de Formadores teve como objetivo trazer à tona questões atuais que incidem sobre a ESP, partilhar como se dá o uso das ferramentas da viabilidade econômica, algumas tecnologias desenvolvidas pelas iniciativas e discutir/praticar a gestão democrática.
Para nós, foi um momento privilegiado de aprendizado!
Agradecemos a cada uma/um que participou dessa experiência!