top of page
Search
  • Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

CAPINA conclui formação com empreendimentos de resíduos sólidos do estado da Paraíba


Durante os dias 09 a 11 de fevereiro a CAPINA esteve no município de Cabedelo – Paraíba, realizando o III módulo da “Formação para os(as) catadores(as) da Rede Cata PB: construindo a sustentabilidade dos empreendimentos populares”, atividade financiada pelo Fundo Ecumênico Nacional de Solidariedade – FES.

Este encontro significou o encerramento da Formação desenvolvida durante 08 meses junto a representantes de 14 associações e cooperativas localizadas em três regiões do estado da Paraíba: Sertão, Agreste e Zona da Mata.

A programação do módulo incluiu o aprofundamento de algumas ferramentas do Estudo de Viabilidade Econômica (EVE) junto as(aos) catadoras(es). Pra isso, realizamos o Estudo de um veículo – tendo como exemplo prático os custos e rotas de um caminhão que realiza o transporte de resíduos para os(as) catadores(as) no município de Campina Grande.

Identificamos como são altos os custos para manter um caminhão em funcionamento - implicando em um aumento considerável dos custos fixos para os empreendimentos de resíduos sólidos – e como é trabalhoso realizar uma gestão democrática de um veículo.

Discutimos que realizar o EVE de um veículo é fundamental para os empreendimentos que pretendem e para os que já adquiram um meio de transporte próprio, seja para organizar melhor a gestão do mesmo ou, ainda, para desmistificar a ideia que ter um veículo significa diminuir custos e problemas.

Outro assunto que retomamos neste último encontro foi a importância da elaboração de “Planos de Coleta Seletiva” pelos empreendimentos junto às prefeituras que possibilitem a remuneração das(os) catadoras(es) pelos serviços prestados. O Plano pode ser um instrumento fundamental para que os empreendimentos tenham sustentabilidade e que a categoria seja mais valorizada socialmente.

Dessa forma, aproveitamos para trabalhar com o grupo alguns elementos que podem compor um Plano, como: informações sobre a produção de resíduos no município/bairros; metas e objetivos da coleta seletiva, modos de organização a coleta; divisão de funções entre as(os) catadoras(es), programação da coleta (rotas), etc.

null

Para concluir a formação convidamos Cardoso e Roberta da Pró Recife - Cooperativa originalmente formada por catadoras(es) da comunidade do Caranguejo Tabaiares, localizada no bairro de Afogados, na Beira-Mangue do Recife- Pernambuco - pra uma roda de conversa. Fundada em abril de 2006, o objetivo da Cooperativa é organizar e capacitar catadoras(es) para que se tornem referência em serviços profissionais de coleta seletiva de materiais recicláveis e na geração de trabalho e renda.

Neste espaço, Cardoso e Roberta socializaram com o grupo da Paraíba um pouco da história da Cooperativa, como tem desenvolvido o trabalho – incluindo a coleta e o tratamento adequado ao óleo de cozinha usado, as parceiras público e privadas que possuem, falaram da possibilidade de trabalho em parceria, etc.

A CAPINA agradece o acolhimento dos empreendimentos de resíduos sólidos e a parceria com as Redes “Cata PB” e “Lixo e Cidadania” para realização desse Projeto. Seguiremos em diálogo e acompanhando o desenvolvimento dos empreendimentos.


0 views0 comments
bottom of page