top of page
Search
  • Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

CAPINA conclui mais um processo de Formação no Rio Grande do Sul e chegamos mais uma vez a conclusão


Foto: Ricardo Silveira

A CAPINA esteve presente em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de Maio para a realização do IV Módulo do curso “Introdução a Viabilidade Econômica e Gestão Democrática de Empreendimentos Populares”. O curso é fruto da parceria entre a CAPINA, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e a Rede de Comércio Justo e Solidário / RS.

Participaram da Formação 15 grupos da Rede de Comércio Justo e Solidário/RS de diversos setores da economia, principalmente, alimentação, confecção e artesanato.

Trabalhamos as principais lacunas solicitadas pelos grupos da Rede, entre elas: comercialização, fluxo de caixa, formação de preço, capital de giro, o estudo dos custos para além de um produto considerando o empreendimento como um todo - conteúdos que compõem o Plano de Sustentabilidade.

Tivemos a oportunidade também de discutir alguns elementos da gestão democrática, sobretudo a importância da transparência na prestação de contas e da circulação de informações.

O interesse da turma foi tamanho que o curso, inicialmente previsto para ocorrer em 2 módulos, se estendeu para 4, aprofundando questões cruciais para a sustentabilidade dos empreendimentos.

O processo do curso, cujo I módulo foi realizado ainda em abril de 2016, trouxe muitas reflexões:

“Fazer as coisas sem planejamento não dá, porque tem caso que... Bah! Não precisa pintar a parede se vamos ter que quebrar. Quando tu consegue, pode ter isso tudo, capital de giro, viabilidade reversa, mas sem gestão democrática, nada disso anda. Porque tu quer abraçar tudo, e não anda.” Rosângela – Mãos Unidas

Foto: Ricardo Silveira

Na pausa para o café Sr. Fernando trouxe algumas peças para exposição do grupo Teares do Sul e exibiu um vídeo recente produzido pelo grupo para mostrar os avanços que aconteceram desde o início da Formação com a CAPINA

Para nós, tal processo de Formação foi muito instigante, agradecemos a participação de todas(os) e a parceria com a FLD. Desejamos à Rede de Comércio Justo e Solidário/RS força para seguir trilhando o caminho de resistência e incidência na Economia dos Setores Populares.


0 views0 comments
bottom of page