top of page
Search
  • Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

Coletivo de produtores rurais de Duque de Caxias é tema de minidocumentário do Economias Populares

Agroecologia, alimento saudável, cuidado com a terra: esse é o mote do vídeo produzido durante a primeira etapa das oficinas de educomunicação promovidas pelo projeto Economias Populares. A iniciativa, realizada pela Capina em parceria com a Petrobras desde julho de 2022, visa fortalecer empreendimentos econômicos populares de Duque de Caxias. As atividades de educomunicação tiveram início em novembro de 2022 e se estenderão até outubro de 2023.


Nesse primeiro de três episódios, a iniciativa retratada foi o Raiz Orgânica: agricultura como deve ser, um coletivo de produtores rurais de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que tem como proposta levar comida sem veneno para a população. De acordo com Rogério Simões, agricultor e integrante da iniciativa, “quando nós começamos a produzir de maneira orgânica e agroecológica, a gente cuida da terra, então não adianta só colocar a planta na terra, você tem que cuidar da terra, e aí, essa planta, quando nós a consumimos, ela traz aquilo que a gente precisa”. Dessa forma, o consumo de produtos agroecológicos torna-se uma escolha de vida e cuidado.


O minidocumentário foi realizado pela Capina, ONG do Rio de Janeiro que atua com iniciativas das economias populares desde 1988, e pela Suma Filmes, produtora carioca independente especializada em documentários, que também ficou responsável pela condução das oficinas de educomunicação. O objetivo da atividade é apresentar e dialogar sobre o poder e a potência da comunicação popular aliados a ferramentas como o audiovisual. Durante os encontros, foi feito um exercício coletivo de escolhas de temáticas e de organização do roteiro para o documentário. Os participantes foram convidados a refletirem sobre seu território e construírem coletivamente a história que queriam contar. Todas as etapas de produção do vídeo foram realizadas por meio de metodologias participativas de cocriação, abordando educação ambiental, criação de roteiro e filmagem.


O filme já está disponível e pode ser assistido gratuitamente no canal do YouTube da Capina: https://www.youtube.com/watch?v=OZmdaoacKak.


O objetivo do Economias Populares é promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma integrada nas áreas de influência da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), fortalecendo empreendimentos econômicos populares (EEPs), conectados por redes democráticas, ecológicas e inovadoras. O projeto articula formação, assessoria e suporte à gestão com um programa de educação ambiental que interrelaciona o uso dos recursos naturais, promovendo cidadania, direitos humanos e justiça climática. As próximas oficinas de educomunicação começam em março com outras iniciativas mapeadas no território de Duque de Caxias.


Economias Populares é um projeto realizado pela Capina, em parceria com a Petrobras e com apoio da AS-PTA.

13 views0 comments

Comments


bottom of page