Através do projeto Economias Populares, em parceria com a Petrobras, a atividade proporciona experiência prática para jovens na luta contra as mudanças climáticas
No dia 12 de junho, cerca de 50 alunos do ensino médio do CIEP Cora Coralina participarão de um intercâmbio promovido pelo projeto Economias Populares, uma iniciativa da ONG Capina em parceria com a Petrobras. O evento é parte do programa de educação ambiental realizado pelo Instituto Permalab e será realizado no sítio da agricultora Jéssica, participante do projeto. Nesta visita, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar práticas de agrofloresta – técnica sustentável que integra árvores, arbustos e culturas agrícolas.
Durante o intercâmbio, estudantes, acompanhados por professores, aprenderão sobre as técnicas e os benefícios das agroflorestas, conectando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a prática no campo. Essa imersão tem como objetivo principal demonstrar a importância das ações que promovem transformações para combater as emergências climáticas atuais.
O intercâmbio busca conscientizar os jovens sobre a relevância de práticas sustentáveis e o impacto positivo que podem gerar no combate às mudanças climáticas. A educação é um pilar crucial para a mitigação dos impactos ambientais e iniciativas como esta são essenciais para fortalecer uma consciência ecológica em crianças e jovens, preparando-os para serem agentes de mudança em suas comunidades.
O programa de educação ambiental nas escolas públicas de Duque de Caxias visa não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também o fortalecimento das comunidades locais através da educação e da conscientização.
Economias Populares é um projeto realizado pela Capina em parceria com a Petrobras e
com apoio da AS-PTA.
Sobre o Economias Populares:
O objetivo do Economias Populares é promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma integrada nas áreas de influência da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), fortalecendo empreendimentos econômicos populares (EEPs), conectados por redes democráticas, ecológicas e inovadoras. O projeto articula formação, assessoria e suporte à gestão com um programa de educação ambiental que interrelaciona o uso dos recursos naturais, promovendo cidadania, direitos humanos e justiça climática. As próximas oficinas de educomunicação começam em março com outras iniciativas mapeadas no território de Duque de Caxias.
A CAPINA
A Capina – Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa atua desde 1988 no campo da Economia dos Setores Populares buscando a afirmação da cidadania dos/as trabalhadores/as. A organização tem como frentes: atividades de formação nos campos da comercialização, administração e gestão da produção, crédito e educação para o trabalho; realização de estudos de viabilidade econômica e gestão democrática, de diferentes atividades desenvolvidas por iniciativas populares, considerando suas condições estruturais e conjunturais de trabalho; assessorias específicas sobre avaliação institucional; construção de plataformas virtuais de comercialização; pesquisa participativa de mercado; assessoria no campo contábil e jurídico.
Comments