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Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

Inscrições abertas para a segunda edição do curso de extensão "Contabilidade Popular: desmistificando o universo ‘contabiliquês’ para a economia dos setores populares”

Você tem formação na área da contabilidade? Ou atua na gestão de iniciativas econômicas populares? Então vem com a gente!

A Capina - Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa e a Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (IEPS-UEFS)  vão realizar o curso de extensão “Contabilidade Popular: desmistificando o universo ‘contabiliquês’ para a economia dos setores populares”, com o objetivo de debater e analisar ferramentas e instrumentos contábeis aplicados à realidade das iniciativas econômicas populares, além de discutir alguns aspectos jurídicos e administrativos importantes para essas iniciativas.

O curso é gratuito e será realizado quase inteiramente de forma remota (virtual). Não se trata de uma formação escolarizante ou profissionalizante; é um curso livre voltado para o intercâmbio de experiências e a construção coletiva de estratégias que desmistificam o universo “contabiliquês”, com o intuito de fortalecer as iniciativas da economia dos setores populares.


Como será o curso?


O curso de extensão se divide em cinco módulos temáticos e será realizado de fevereiro a julho de 2025. Os quatro módulos iniciais serão realizados virtualmente, através da plataforma Zoom. Teremos encontros síncronos (ao vivo) uma vez por semana, com duração de 2 horas, provavelmente, às terças-feiras, das 18h30 às 20h30. O quinto e último módulo será presencial, na UEFS (campus em Feira de Santana-BA). Haverá um intervalo entre o quarto e o quinto módulo para que os/as participantes possam elaborar um trabalho de campo (trabalho de conclusão do curso), que deverá ser apresentado no quinto módulo.


Módulos:

1º Módulo (virtual): O que entendemos por “contabilidade popular”;

2º Módulo (virtual): Associação: formato institucional,  tributação, demonstrativos contábeis e obrigações acessórias;

3º Módulo (virtual): Cooperativa: formato institucional,  tributação, demonstrativos contábeis e obrigações acessórias;

4º Módulo (virtual): MEI e outros arranjos criativos: formato institucional,  tributação, demonstrativos contábeis e obrigações acessórias;

5º Módulo (presencial): Trabalho em rede.


Qual a carga horária do curso?

O curso de extensão está estimado em 122 horas totais, distribuídas da seguinte forma: 28 horas de atividades por videoconferência ao vivo (Zoom), 40 horas para leituras, estudos e debates pelo chat (via WhatsApp), 30 horas para a realização do trabalho de campo e 24 horas de atividades presenciais no quinto módulo presencial.


Quem pode se inscrever?

O público prioritário são contadoras e contadores que já trabalham em alguma iniciativa econômica popular na área da gestão financeira, contábil e administrativa; no entanto, o curso também está aberto a pessoas que não têm formação nessa área, mas que estejam atuando nessa perspectiva. Profissionais de todo o país podem se inscrever.


Qual o compromisso exigido?

As/os participantes deverão se comprometer a estar presentes em todas as atividades, participando de forma ativa, e a elaborar o trabalho de campo para apresentá-lo no último módulo presencial. Para essas/esses participantes, será entregue um certificado ao final.


Qual o número de vagas?

Selecionaremos 55 pessoas, buscando uma representatividade de profissionais das diferentes regiões do país, a partir dos seguintes proporções por perfis:

  • 40 assessores/as e educadores/as que atuem apoiando e trabalhando junto a iniciativas econômicas populares (graduandos ou graduados em contabilidade e/ou que atuem na área de gestão de iniciativas econômicas populares);

  • 10 representantes de iniciativas econômicas populares que tenham concluído o ensino médio e que atuem na gestão da iniciativa;

  • 5 integrantes da equipe da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana.


Na distribuição das vagas serão valorizados os seguintes critérios:

  • assessores(as) técnicos(as) e integrantes de iniciativas da economia popular e solidária em atividades assessoradas que se inscrevem de forma conjunta;

  • profissionais das ciências contábeis que tenham experiência em apoiar e assessorar a gestão de iniciativas econômicas populares e/ou atuem em movimentos sociais;

  • terão prioridade mulheres e pessoas negras e indígenas; será garantida a proporcionalidade de participação das diferentes regiões brasileiras;

  • nas vagas destinadas à representantes de  iniciativas econômicas, proporcionalidade de participação de diferentes formatos jurídicos (cooperativas, associações, grupos formais, MEI, outros);

  • no que diz respeito às vagas destinadas a assessores educadores, terão prioridade pessoas graduadas sobre graduandos.


Como faço a inscrição?

Faça sua inscrição até 24/11 pelo link: https://forms.gle/xaN8RBENrN5YRgtk7.


Quais serão as etapas?

Inscrição: 25/10 a 24/11 de 2024.

Seleção: 25/11/2024 a 10/01 de 2025.

Divulgação dos(as) selecionados(as): 13/01 de 2025.

Início do curso: 18 de fevereiro de 2025.


Em caso de dúvidas entre em contato com a gente:

WhatsApp: 21 98556-2734


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