ONG CAPINA - Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa

© 2013 by Puro Movimento. All rights reserved

Posts Recentes

10 Jul 2019

Please reload

Procure por Tags

Visita ao Ipema contribui com agricultura familiar de Ubatuba - SP.

12 May 2014

Nos dias 5 e 6 de maio, a equipe da CAPINA esteve em Ubatuba junto aos agricultores do Sertão do Ubaturimim e ao corpo técnico do IPEMA para dar sequência ao processo de atualização do Plano de Negócios da unidade de beneficiamento da comunidade, buscando aperfeiçoar os processos de produção e gestão da unidade.

 

A Associação de Bananicultores do Sertão do Ubatumirim – ABU, é referência local na produção de alimentos agroecológicos, tendo como destaque a produção de polpa de Juçara baseada no manejo sustentável da Palmeira Juçara (Euterpe Edulis), uma árvore nativa da Mata Atlântica. Sua unidade produtiva vem sendo desenvolvida e aperfeiçoada ao longo de anos com o trabalho coletivo entre o IPEMA e os agricultores através do Projeto Juçara.

 

A CAPINA trabalha em parceria neste processo há 3 anos, onde inicialmente fez o estudo de viabilidade econômica da unidade focado na produção da polpa de Juçara. A presente visita, teve como foco a atualização do Plano de Negócios da unidade, que é uma iniciativa com o intuito de promover e apoiar a comunidade para a gestão e organização de sua produção, incluindo outros produtos além da juçara, visando uma maior consistência na utilização da unidade ao longo do ano.

 

Apoiados em nossa metodologia, buscamos usar os números para ampliar a reflexão sobre o funcionamento e a gestão da unidade, afim de contribuir para uma melhora nos processos aplicados. Nesse sentido, foi feito junto aos agricultores, o mapeamento da produção e um breve estudo de viabilidade econômica da unidade, considerando outros produtos, para uma melhor visualização da cadeia produtiva e seus consequentes desafios.
 

Vale salientar que a iniciativa da comunidade está inserida no âmbito da Rede Juçara. A rede é uma articulação de organizações  e produtores que trabalham com o uso sustentável da Palmeira Juçara nos estados do RS, SC, SP e RJ. Seu principal foco é o desenvolvimento das cadeias produtivas da polpa dos frutos e das sementes, aliadas à conservação da espécie, tendo como principais protagonistas agricultores familiares e comunidades tradicionais da Mata Atlântica.

 

Para saber mais, acesse : http://novo.ipemabrasil.org.br/ ; http://www.redejucara.org.br/site/home?pid=1

Please reload