ONG CAPINA - Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa

© 2013 by Puro Movimento. All rights reserved

Posts Recentes

10 Jul 2019

Please reload

Procure por Tags

Construindo práticas sustentáveis de produção e comercialização protagonizadas por mulheres!

3 Nov 2015

 

No dia 25 de setembro, encerramos no Nordeste o “Curso de Viabilidade Econômica e Gestão Democrática” - parceria da CAPINA com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) e Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste -, atividade que compõe o Projeto “Mulheres e Agroecologia em Rede”.


O II Módulo foi marcado pelo tema da comercialização. Quais são os conhecimentos necessários para efetuarmos uma venda? Como fazer uma pesquisa de mercado? Quais são os custos de um ponto fixo de comercialização? Como conseguir o SIM? Essas são apenas algumas das questões que nortearam nossos diálogos durante os 5 dias em Recife – cidade que sediou o Curso.


Além da roda de conversa com as(o) associadas(o) da AGROFLOR, realizamos a “Feira Agroecológica do Nordeste”. Nesta foram expostos e vendidos artesanatos da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú–PE e da Rede de Mulheres Produtoras do Maranhão, produtos de beleza da Rede de Mulheres de Produtoras do Piauí, alimentos do Grupo de Mulheres do Quilombo do Barroso, do Grupo de Mulheres Produtivas de Remanso – BA e doces de Umbu do Grupo de Mulheres Filhas da Terra de Pedra Lavrada – PB.


Tal Feira foi um excelente exercício para praticarmos e refletirmos sobre as potencialidades e limites da comercialização dos empreendimentos da economia popular e, mais especificamente, da comercialização praticada pelos grupos mulheres que realizaram o Curso do Nordeste.

 

 

Please reload