ONG CAPINA - Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa

© 2013 by Puro Movimento. All rights reserved

Posts Recentes

10 Jul 2019

Please reload

Procure por Tags

Formação para com os(as) catadores(as) da Rede Cata PB: construindo a sustentabilidade dos empreendimentos populares

16 Nov 2016

 

Em novembro, dias 03 a 05, estivemos na cidade de Cabedelo - Paraíba, com catadoras(es) das Redes "Cata PB" e "Lixo e Cidadania" para realizarmos o II módulo da Formação.

 

Durante esses três dias trabalhamos algumas ferramentas do "Estudo de Viabilidade Econômica" e da "Gestão Democrática" com representantes dos empreendimentos econômicos populares (EEP) de catadores(as) e  com as(os) assessoras(es) técnicas(os) que acompanham os empreendimentos.

 

 

 

 

 

O foco do trabalho foi discutir/conhecer algumas das condições que precisam ser atendidas para que os grupos alcancem bom nível de sustentabilidade. Nesse sentido, destacou-se a importância das Políticas Públicas municipais que viabilizem a remuneração das associações e cooperativas pela prestação de serviços de coleta seletiva.

 

 

Tais Políticas Públicas tem o potencial de garantir a sustentabilidade dos grupos de catadores(as) e elevar as condições de qualidade de vida dessa categoria. Assim como, são um importante instrumentos de reconhecimento da relevância deste trabalho.

 

 

 

 

A Formação com as(os) catadoras(es) segue, temos mais um encontro em fevereiro de 2017 e durante esse intervalo os grupos estarão desenvolvendo o Trabalho de Campo - os representantes devem socializar com o restante do seu empreendimento o conteúdo da Formação, sistematizarem suas rotas de coleta e quantidade de resíduos coletados por cada catador(a) da associação/cooperativa.

 

A CAPINA agradece o acolhimento e seguimos no desenvolvimento desse projeto que tem como Apoio o Fundo Ecumênico Nacional de Solidariedade (FES).

 

 

 

 

 

  

 

Please reload