ONG CAPINA - Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa

© 2013 by Puro Movimento. All rights reserved

Posts Recentes

10 Jul 2019

Please reload

Procure por Tags

CAPINA conclui formação com empreendimentos de resíduos sólidos do estado da Paraíba

20 Feb 2017

 

 

Durante os dias 09 a 11 de fevereiro a CAPINA esteve no município de Cabedelo – Paraíba, realizando o III módulo da “Formação para os(as) catadores(as) da Rede Cata PB: construindo a sustentabilidade dos empreendimentos populares”, atividade financiada pelo Fundo Ecumênico Nacional de Solidariedade – FES.

 

Este encontro significou o encerramento da Formação desenvolvida durante 08 meses junto a representantes de 14 associações e cooperativas localizadas em três regiões do estado da Paraíba: Sertão, Agreste e Zona da Mata.

 

A programação do módulo incluiu o aprofundamento de algumas ferramentas do Estudo de Viabilidade Econômica (EVE) junto as(aos) catadoras(es). Pra isso, realizamos o Estudo de um veículo – tendo como exemplo prático os custos e rotas de um caminhão que realiza o transporte de resíduos para os(as) catadores(as) no município de Campina Grande. 

  

Identificamos como são altos os custos para manter um caminhão em funcionamento - implicando em um aumento considerável dos custos fixos para os empreendimentos de resíduos sólidos – e como é trabalhoso realizar uma gestão democrática de um veículo.

 

Discutimos que realizar o EVE de um veículo é fundamental para os empreendimentos que pretendem e para os que já adquiram um meio de transporte próprio, seja para organizar melhor a gestão do mesmo ou, ainda, para desmistificar a ideia que ter um veículo significa diminuir custos e problemas.

 

 

Outro assunto que retomamos neste último encontro foi a importância da elaboração de “Planos de Coleta Seletiva” pelos empreendimentos junto às prefeituras que possibilitem a remuneração das(os) catadoras(es) pelos serviços prestados. O Plano pode ser um instrumento fundamental para que os empreendimentos tenham sustentabilidade e que a categoria seja mais valorizada socialmente.

 

Dessa forma, aproveitamos para trabalhar com o grupo alguns elementos que podem compor um Plano, como: informações sobre a produção de resíduos no município/bairros; metas e objetivos da coleta seletiva, modos de organização a coleta; divisão de funções entre as(os) catadoras(es), programação da coleta (rotas), etc.

 

Para concluir a formação convidamos Cardoso e Roberta da Pró Recife - Cooperativa originalmente formada por catadoras(es) da comunidade do Caranguejo Tabaiares, localizada no bairro de Afogados, na Beira-Mangue do Recife- Pernambuco - pra uma roda de conversa. Fundada em abril de 2006, o objetivo da Cooperativa é organizar e capacitar catadoras(es) para que se tornem referência em serviços profissionais de coleta seletiva de materiais recicláveis e na geração de trabalho e renda.

 

 

Neste espaço, Cardoso e Roberta socializaram com o grupo da Paraíba um pouco da história da Cooperativa, como tem desenvolvido o trabalho – incluindo a coleta e o tratamento adequado ao óleo de cozinha usado, as parceiras público e privadas que possuem, falaram da possibilidade de trabalho em parceria, etc.

 

 

A CAPINA agradece o acolhimento dos empreendimentos de resíduos sólidos e a parceria com as Redes “Cata PB” e “Lixo e Cidadania” para realização desse Projeto. Seguiremos em diálogo e acompanhando o desenvolvimento dos empreendimentos.

Please reload