ONG CAPINA - Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa

© 2013 by Puro Movimento. All rights reserved

Posts Recentes

10 Jul 2019

Please reload

Procure por Tags

CAPINA conclui mais um processo de Formação no Rio Grande do Sul e chegamos mais uma vez a conclusão: “Sem gestão democrática, nada [disso] anda”

1 Jun 2017

 

A  CAPINA esteve presente em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de Maio para a realização do IV Módulo do curso “Introdução a Viabilidade Econômica e Gestão Democrática de Empreendimentos Populares”. O curso é fruto da parceria entre a CAPINA, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e a Rede de Comércio Justo e Solidário / RS.

 

Participaram da Formação 15 grupos da Rede de Comércio Justo e Solidário/RS de diversos setores da economia, principalmente, alimentação, confecção e artesanato.

 

Trabalhamos as principais lacunas solicitadas pelos grupos da Rede, entre elas: comercialização,  fluxo de caixa,  formação de preço, capital de giro,  o estudo dos custos para além de um produto considerando o empreendimento como um todo - conteúdos que compõem o Plano de Sustentabilidade.

 

Tivemos a oportunidade também de discutir alguns elementos da gestão democrática, sobretudo a importância da transparência na prestação de contas e da circulação de informações.

 

O interesse da turma foi tamanho que o curso, inicialmente previsto para ocorrer em 2 módulos, se estendeu para 4, aprofundando  questões cruciais para a sustentabilidade dos empreendimentos.

 

O processo do curso, cujo I módulo foi realizado ainda em abril de 2016, trouxe muitas reflexões:

 

“Fazer as coisas sem planejamento não dá, porque tem caso que... Bah! Não precisa pintar a parede se vamos ter que quebrar. Quando tu consegue, pode ter isso tudo, capital de giro, viabilidade reversa, mas sem gestão democrática, nada disso anda. Porque tu quer abraçar tudo, e não anda.” Rosângela – Mãos Unidas

 

Na pausa para o café Sr. Fernando trouxe algumas peças para exposição do grupo Teares do Sul e exibiu um vídeo recente produzido pelo grupo para mostrar os avanços que aconteceram desde o início da Formação com a CAPINA 

Teares do Sul - Empreendimento Econômico Solidário de Santana do Livramento

 

Para nós, tal processo de Formação foi muito instigante, agradecemos a participação de todas(os) e a parceria com a FLD. Desejamos à Rede de Comércio Justo e Solidário/RS força para seguir trilhando o caminho de resistência e incidência na Economia dos Setores Populares.

 

Please reload