ONG CAPINA - Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa

© 2013 by Puro Movimento. All rights reserved

Posts Recentes

10 Jul 2019

Please reload

Procure por Tags

Segundo encontro das duas formações que estão sendo desenvolvidas pela CAPINA no Rio de Janeiro

17 Jul 2017

Dos dias 28 de junho a 01 de julho no CENAM – Santa Teresa, realizamos o segundo encontro das duas formações que estão sendo desenvolvidas pela CAPINA, denominadas:

 

“O protagonismo das mulheres na Economia dos Setores Populares: práticas, saberes e territórios em movimento”

 

“Formação Continuada de Formadores: Processos de Trabalho e Sustentabilidade da Economia dos Setores Populares na Atualidade.”

 

Ambas propõem trabalhar a sustentabilidade com foco na afirmação da cidadania ativa das(os) educadoras(es), trabalhadoras(es) e suas iniciativas econômicos populares. Sendo que a Formação direcionada para mulheres da região metropolitana do Rio de Janeiro articula viabilidade econômica e gestão democrática ao direito a cidade. Diferente da Formação Continuada de Formadores que tem como intuito trabalhar as ferramentas da viabilidade econômica e, principalmente, as experiências e práticas de comercialização desse setor da economia.

 

Chamamos a atenção para a simultaneidade que estamos realizando as atividades, um desafio proposto pela CAPINA. Nosso intuito é criar um campo de experimentação e de trabalho com os temas acimas citados, possibilitando o diálogo do conjunto das/os participantes e a movimentação da equipe da CAPINA em ambos os espaços.

 

 

Entre os conteúdos/trabalhos desenvolvidos nesse segundo encontro das Formações, destacamos: o resgate da história de formação de diferentes territórios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Atividade que mobilizou um interessante diálogo sobre as precárias condições de infra estrutura, moradia, mobilidade e educação onde vivemos. Evidenciando que os processo de privatização dos serviços públicos é de longa data, assim como as ações de resistência e incidência das populações.

O debate do ‘neoliberalismo’ foi outro tema central durante as formações.

 

Além disso, a gestão compartilhada, isto é, a instalação das equipes de gestão em ambos os cursos foi elemento que provocou fundamentais discursões dos grupos. Quais são os papeis das cinco dimensões do trabalho - Infraestrutura, avaliação, coordenação, registro e outras linguagens?

 

O III módulo dos Cursos será no final e agosto, durante esse intervalo realizaremos atividades nos territórios, como visitas aos empreendimentos para acompanhar a realização dos trabalhos de campo.

 

Please reload