ONG CAPINA - Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa

© 2013 by Puro Movimento. All rights reserved

Posts Recentes

10 Jul 2019

Please reload

Procure por Tags

Caderno de Campo: Sítio Silvas - Seropédica

3 Oct 2017

 

No dia 28 de outubro, quinta feira, a CAPINA esteve no "Sítio Silvas" conhecendo a unidade produtiva e realizando o Estudo de Viabilidade Econômica (EVE) do palmito pupunha agroecológico.

 

 

 

O palmito pupunha é o mais presente no mercado e o mais sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos de palmitos, ele possibilita o plantio e replantio em um período "médio" de tempo e a palmeira não morre ao ser cortada. Além disso, é delicioso!

 

Seu Zé e Viviane, do Sítio Silvas, comercializam o palmito principalmente na Feira da Agricultura  Familiar que acontece todas as quarta feiras na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além do palmito, também vendem banana, aipim, hortaliças, feijões, etc. Tudo agroecológico! Vale a pena conhecer a Feira que é um Programa de Extensão da Universidade, coordenada pela professora Anelise Dias.

 

Tal "atividade de campo" compõe as programações das "Formações Continuadas" que a CAPINA está realizando, uma delas com 15 empreendimentos de mulheres da região metropolitana do Rio de Janeiro, denominada: “O protagonismo das mulheres na Economia dos Setores Populares: práticas, saberes e territórios em movimento”;  e outra com 22 assessores(as)/educadores(as) que atuam na região sudeste: "Processos de Trabalho e Sustentabilidade da Economia dos Setores Populares na Atualidade".

 

Ao longo das Formações estaremos nos territórios dos empreendimentos, estudando os processos produtivos, de comercialização e intercambiando conhecimentos e práticas.  

 

Acompanhe aqui nosso "caderno de campo" virtual, onde postaremos as notícias de todos os trabalhos.

 

Agradecemos ao Seu Zé e Viviane pela acolhida no Sítio Silvas, além das demais participantes das Formações que construíram essa atividade!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload