top of page

Apresentação

A CAPINA é uma Associação civil sem fins lucrativos, fundada, no Rio de Janeiro, em 1988. Tem como missão atuar no campo da Economia dos Setores Populares buscando a afirmação da cidadania dos trabalhadores. Entendendo cidadania como o exercício da capacidade de crítica, de resistência e de incidência sobre as condições que geram as desigualdades e a deterioração social, política e ambiental. Neste sentido, busca qualificar empreendimentos econômicos populares e seus assessores, com vistas à construção das condições necessárias à sustentabilidade dessas iniciativas.

 

 

O campo de atuação da CAPINA envolve atividades - de administração e gestão da produção, além da comercialização - que se inserem no âmbito da economia dos setores populares, onde também atua o movimento da economia solidária. Em contato estreito com associações e cooperativas de agricultores familiares, grupos urbanos de produção associada, sindicatos, organizações governamentais, projetos de universidades e ONGs, a CAPINA assessorou, ao longo de sua caminhada, mais de 150 organizações populares, em 22 estados do país. Atuou, sobretudo, na orientação e elaboração de estudos de viabilidade desses empreendimentos associativos, no aprimoramento dos processos de gestão e no exercício de práticas eficazes de comercialização.

 

Atualmente, com a diminuição do apoio das Agências da Cooperação Internacional, a CAPINA assumiu a condição de buscar novos caminhos para a sua sustentabilidade. Dentre estes, a primeira tentativa é a decisão de gerar renda através da venda de serviços. Ou seja, passar a vender os cursos e oficinas que realiza. Além de, adicionalmente, desenvolver outros tipos de serviços que lhe são solicitados freqüentemente, como: elaborar planos de negócios, planos de comercialização, avaliação de atividades sócio econômicas e outros.

 

 

Apoio

Desde sua fundação, a CAPINA vem sendo apoiada por Pão para o Mundo, uma ação das Igrejas Evangélicas regionais da Alemanha que tem como objetivo fazer justiça com os pobres. Esse reconhecimento da importância do trabalho que a Capina vem desenvolvendo,  tem sido fundamental para o prosseguimento de suas atividades.  

 

Os apoios de Christian Aid (Inglaterra) e Oxfam-Novib (Holanda), que se estenderam até  2010 tiveram papel expressivo para a sustentabilidade da Capina.

 

capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina, capina,

bottom of page