Metodologias de Intervenção
Cursos e Oficinas
Os cursos e oficinas realizados pela CAPINA buscam contribuir para a superação de duas grandes dificuldades que se interpõem ao bom desempenho das organizações econômicas populares: i) a elaboração e interpretação de análises de viabilidade e de gestão democrática de empreendimentos associativos e ii) a implementação de práticas eficazes de comercialização.
Os cursos e oficinas são concebidos para um público formado por técnicos de ONGs, de órgãos governamentais, estudantes e professores que assessoram empreendimentos associativos.
.
Assessoria
São direcionadas aos empreendimentos da economia dos setores populares e englobam diversas formas de atuação, com destaque para: estudo de viabilidade econômica, elaboração de plano de negócio, estruturação de setor de vendas, avaliação de atividades sócio econômicas e outras.
Avaliação
São voltadas aos projetos, programas, ou o conjunto da atuação de uma organização, pública ou privada, que, num determinado período, sentem a necessidade de um olhar externo sobre a qualidade de seu desempenho para apoiar os reajustes de percurso que se fizerem necessários.
Uma avaliação parte sempre de uma negociação entre o solicitante e o(s) responsável (veis) pela execução das atividades para ajustar metodologia, objetivos, duração, amplitude da intervenção, custos e produto.
Normalmente um processo avaliativo se apoia em ferramentas de pesquisa porque pressupõe uma análise. Faz recurso: à exploração bibliográfica e documentária; e implica em visitas e entrevistas em campo. Todo esse processamento resulta num relatório preliminar que, em média, é debatido com os técnicos da organização solicitante no formato de um seminário interno. Desse debate são extraídas as recomendações mais relevantes que integram o relatório final.