top of page
Search
  • Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

“Mais verde e menos cinza”: mini documentário mostra a realidade de quatro agricultoras urbanas em Caxias/RJ

O vídeo faz parte do projeto Economias Populares, uma parceria da ONG Capina com a Petrobras

 

Em um retrato autêntico da vida urbana, o mini documentário “Mais verde e menos cinza – a importância da agricultura urbana” mergulha na rotina de quatro mulheres que desafiaram as adversidades para cultivar em meio ao concreto. Rosalia, Sheila, Vanessa e Juliana, protagonistas desta narrativa, compartilham suas jornadas pessoais e a profunda conexão com a agricultura urbana.


Produzido como parte da série de documentários da ONG Capina, em parceria com a Petrobras por meio do projeto Economias Populares, o vídeo destaca a importância da agricultura na construção de um ambiente mais sustentável. Cada história é um testemunho da resiliência e determinação dessas mulheres, que encontraram nas hortas urbanas e agroflorestas não apenas uma fonte de subsistência, mas também um propósito de vida. Originárias do município de Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, essas agricultoras urbanas compartilham suas experiências e revelam como a prática da agricultura influenciou suas trajetórias pessoais. O projeto Economias Populares, fruto da parceria entre a ONG Capina e a Petrobras, amplia o alcance dessas vozes, apresentando uma série de mini documentários disponíveis no canal do YouTube da Capina.


Estão disponíveis três mini documentários, cada um proporcionando uma imersão detalhada nas diversas facetas da economia popular na cidade de Duque de Caxias, situada na Baixada Fluminense. Estes relatos vão além do mero cultivo de alimentos, adentrando no impacto profundo e abrangente que essas práticas têm nos âmbitos social, econômico e ambiental. Para explorar esse universo inspirador, convidamos você a acessar o canal da Capina no YouTube: https://www.youtube.com/@OngCapina.


Economias Populares é um projeto realizado pela Capina em parceria com a Petrobras e com apoio da AS-PTA.

 

Sobre o Economias Populares:

O objetivo do Economias Populares é promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma integrada nas áreas de influência da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), fortalecendo empreendimentos econômicos populares (EEPs), conectados por redes democráticas, ecológicas e inovadoras. O projeto articula formação, assessoria e suporte à gestão com um programa de educação ambiental que interrelaciona o uso dos recursos naturais, promovendo cidadania, direitos humanos e justiça climática. As próximas oficinas de educomunicação começam em março com outras iniciativas mapeadas no território de Duque de Caxias.

19 views0 comments
bottom of page