top of page
Search
  • Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

Mulheres da região Sul do país estão reunidas para o II módulo do Curso Viabilidade Econômica e Gest


Desde o dia 06 de novembro nos reencontramos no município de Chapecó, no estado de Santa Catarina, para dar continuidade a tal Curso, que compõe o Projeto “Mulheres e Agroecologia em Rede”. Este Curso é o resultado da parceria da CAPINA com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM).

Forjado no diálogo entre as práticas de educação popular e do feminismo, o Curso tem como objetivo contribuir com a sustentabilidade dos grupos econômicos protagonizados por mulheres de quatro estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Entre a produção agrícola, o beneficiamento e a produção artesanal, temos ainda a presença de guardiãs de sementes crioulas que nos brindam com sua experiência e seu trato com a terra, reforçando o caráter de sustentabilidade e cuidado com as futuras gerações.

Neste II módulo, uns de nossos focos são as práticas de comercialização da economia dos setores populares. Como vender? Para quem? Onde vender? Quais as ferramentas que precisamos apreender para eficiência? Que custos estão envolvidos nos processos de comercialização? Assim como o desafio de aprofundar as cinco dimensões do trabalho – infraestrutura, registro, outras linguagens, avaliação e coordenação - que estamos explorando desde o I módulo.

Entre as atividades desenvolvidas está a escolha de práticas de comercialização adequadas à realidade dos grupos e de instrumentos para sua gestão. A história dos grupos, a troca dos produtos, das receitas, das práticas agroecológicas e o exercício da venda marcaram a Feira que ocorreu na tarde de ontem.

Sem Feminismo não há Agroecologia!


0 views0 comments
bottom of page