top of page
Search
  • Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

No território paraibano: diálogo sobre o desenvolvimento de ações e parcerias para o fortalecimento


A CAPINA esteve na semana passada, entre os dias 06 e 08 de julho, no estado da Paraíba. A intenção foi de articular o início das atividades que estão previstas em dois novos projetos: “Desenvolvendo a Economia do Setores Populares (ESP) com equidade de gênero e o fortalecimento dos direitos” - financiado pela Pão para o Mundo (PPM) e “Formação para os(as) catadores(as) da Rede Cata PB: construindo a sustentabilidade dos empreendimentos populares” – financiado pelo Fundo Ecumênico Nacional de Solidariedade (FES).

Ambos os projetos preveem ações estratégicas e articuladas no estado, sendo nosso intuito o fortalecimento da sustentabilidade dos empreendimentos da ESP. Os setores envolvidos serão: resíduos sólidos, artesanato, bancos comunitários, agricultura, alimentação, entre outros e contamos com a parceria da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária (SESAES), da Incubes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Rede Cada PB.

Durante os dois primeiros dias de trabalho, realizamos reuniões e visitas a algumas das Cooperativas e Associações da Rede Cata PB nos municípios de João Pessoa e Campina Grande:

- COOREMM – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Marcos Moura;

- ASCARE – Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa;

- ARENSA – Associação de catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida;

- CATAMAIS – Cooperativa de Catadores de Materiais recicláveis de Campina Grande;

- CAVI – Associação de Catadores e Recicladores de Vidros e outros Materiais;

- COTRAMARE – Cooperativa dos Trabalhadores de Material Reciclável LTDA.

Com tais grupos e seus(suas) assessoras(as) técnicas(os) realizaremos, ainda neste segundo semestre de 2016, formação em gestão democrática e viabilidade econômica.

No último dia, 08 de julho, nos reunimos com o a equipe do Projeto COOPERAR para conhecer o Proj. PB Rural Sustentável – financiado pelo Banco Mundial, e por meio desse primeiro diálogo, identificamos algumas possibilidades de contribuição da CAPINA para a condução do mesmo.

Seguimos na construção dessas parcerias e ações no território paraibano.

Agradecemos a receptividade!


0 views0 comments
bottom of page