top of page
Search
  • Writer's pictureCooperação e Proje. de Insp. Alternativa

Capina comemora os 34 anos.

Hoje a Capina completa 34 anos!


No dia 03 de novembro de 1988, frente a um cenário de crescimento do número de iniciativas econômicas populares urbanas e rurais e da falta de experiência desses atores sociais nos campos da administração e da gestão, um grupo de educadores e outros profissionais, sensíveis e preocupados em responder a essa demanda específica, se articulou e fundou uma organização de apoio a tais iniciativas. A Capina nasce na busca de contribuir com os setores populares no aprimoramento dos saberes gerados nas atividades de trabalho e na ampliação de sua capacidade de interferência na gestão dos processos nelas implicados.


Desde então, a Capina – Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa vem realizando um trabalho de assessoria e fortalecimento de iniciativas das economias populares, por meio de formações em gestão democrática e viabilidade econômica, intercâmbios, pesquisas de mercado, assessorias específicas sobre avaliação institucional, construção de plataformas virtuais de comercialização e pesquisa participativa de mercado, além de integrar espaços de participação sociopolítica voltados para a sociedade civil, na construção e na proposição no campo de políticas públicas que incidem na vida dos e das economias populares e seus sujeitos.


Na Capina, como publicamos em “Expressões de uma proposta de formação”, acreditamos que “garantir os meios de reprodução da vida por meio de uma iniciativa econômica popular é, sobretudo, uma atitude de resistência ao sistema em que estamos inseridos. A construção coletiva de um plano de sustentabilidade pode ser uma excelente oportunidade de pensar o trabalho, rever procedimentos e atuar de uma forma diferenciada. Exercitando a circulação de poderes, trabalhamos a gestão democrática.”


Viva a Capina! Economias Populares vivas!


4 views0 comments
bottom of page